A história da Contabilidade

Unidas Assessoria Contábil

11/7/2022

Detalhe da obra de Luca Bartolomeo de Pacioli O.F.M.

Você conhece a história da Contabilidade? A ciência que auxilia na tomada de decisões por meio da coleta e análise de dados teve sua origem na Idade Média, quando o Homem sentiu a necessidade de proteger suas posses e controlar seus negócios. No entanto, há historiadores que defendem a ideia de que a Contabilidade tenha surgido 2.000 a.C., quando comerciantes na Suméria e Babilônia (atualmente região do Iraque), Egito e China, trocavam produtos e faziam anotações sobre suas obrigações, direitos e bens de terceiros.
Quando surgiram as primeiras organizações particulares houve a necessidade de realizar controles e registros para se prestar contas daquilo que era administrado. Com o passar do tempo a Contabilidade foi se estruturando e passou a ser uma ferramenta indispensável para o controle de bens e propriedades, como também para a obtenção de lucro.
No século XIII, a Contabilidade passou a ser sistematizada com a difusão da Teoria Contábil do Crédito e do Débito pelo frade franciscano e matemático Luca Paciolli, considerado o pai da Contabilidade Moderna. O frade Luca Paciolli publicou um livro no qual apresenta o método das partidas dobradas, em que afirma que todo crédito lançado em uma conta faz com que outra conta surja na qual será registrado o mesmo valor a débito.
Assim como muitas instituições e ciências, a Contabilidade também possui o seu patrono, o evangelista Mateus. De acordo com registros bíblicos, Mateus era filho de Alfeu e exerceu o cargo de cobrador de impostos pelo qual formulava os principais documentos de receita. Convertido pela palavra de Jesus Cristo, Mateus abandonou seu cargo e tornou-se um evangelizador, sendo a ele atribuído a autoria de um dos quatro evangelhos do Novo Testamento. Seu dia é celebrado em 21 de setembro, enquanto o Dia do Contador é comemorado em 22 de setembro.